A Casa da Cultura João e Cristina Vieira de Souza de Coroados foi Inaugurada em 13 de Junho de 2002. No mesmo dia era Comemorado o Aniversário de 73 anos da Cidade. Uma semana depois, a casa abriu as portas para a população.
O terreno onde foi construida a Casa da Cultura João e Cristina Vieira de Souza, foi uma Doação do Desembargador Agripino Vieira de Souza e sua Família no final do ano de 1992, quando a Senhora Terezinha Aparecida Castilho Varoni iria assumir a Prefeitura em seu primeiro mandato como Prefeita de Coroados.
Esta doação foi realizada com Propostas e Finalidades a serem cumpridas pela entidade como, ATIVIDADES CULTURAIS EM QUALQUER CAMPO, MODALIDADE, NÍVEL, DESTINAÇÃO OU FORMA DE EXPRESSÃO, EM PERFEITA CORRESPONDÊNCIA E ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES E INTERESSES DA COMUNIDADE. EXEMPLIFICATIVAMENTE:
RESTRIÇÃO: TERMINANTEMENTE VEDADO O USO DAS INSTALAÇÕES E ESPAÇOS - MESMO A OUTRO TÍTULO OU INSERIDO EM ATO DIVERSO - PARA FINS DE DOUTRINAÇÃO RELIGIOSA OU POLÍTICO-PARTIDÁRIO E PROPAGANDA COMERCIAL.
EXCEPCIONALIDADE: Por exceção poderão ser usados espaços e intalações da entidade para atividade assistêncial de emergência a que se esteja obrigada a Municipalidade, em caso de desastre ou calamidade pública, apenas durante o período da necessidade.
Instalações mínimas admitidas:
Hoje, a Casa da Cultura João e Cristina Vieira de Souza, proporciona para a População Coroadense:
Estamos trabalhando cada vez mais para adiquirir acesso Cultural para nossos munícipes.
Na intenção de promover um aspecto de beleza e harmonia, a Prefeitura Municipal de Coroados junto a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer tem intensificado os trabalhos para valorizar o espírito natalino de nossa cidade, iluminando e decorando a praça da Igreja Matriz e a Praça Central para que as famílias possam contemplar a tradicional decoração e iluminação natalina.
Na intenção de promover um aspecto de beleza e harmonia, a Prefeitura Municipal de Coroados junto a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer intensificou os trabalhos valorizando o espírito natalino de nossa cidade, iluminando e decorando a praça da Igreja Matriz e a Praça Central para que as famílias pudessem contemplar a tradicional decoração e iluminação natalina.
Nesse momento de Pandemia que estamos vivenciando, na incerteza ou na tristeza de muitos, acreditamos que o Natal continua sendo uma data especial. Nesse contexto a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer trabalhou para que todos com suas necessidades emocionais e tanto físicas foram agraciadas com Amor, Perdão, Compaixão, União, Solidariedade e Alegria das famílias de Coroados. Sendo este o princípio do Projeto executado, contemplando as famílias momentos de pureza, diversão e entusiasmo pela vida!
Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer
Prefeitura Municipal de Coroados.
II Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência de Coroados.
NO DIA 30/ABRIL/2019, A PARTIR DAS 20H30MIN, INICIOU-SE OS FESTEJOS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO TRABALHADOR.
TIVEMOS UM BRILHANTE SHOW COM A DUPLA SERTANEJA RICK E RENNER, ÀS 23H ONDE ATRAIU UM ENORME PÚBLICO DE TODA A REGIÃO.
TIVEMOS TAMBÉM A PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO DO FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE COM A COLABORAÇÃO INTENSA DE SUAS VOLUNTÁRIAS, QUE AGRADECEMOS MUITO PELO APOIO.
NO DECORRER DO SHOW, ENCONTRAMOS UM ADMINISTRADOR DE UMA FAZENDA DO BAGUAÇU QUE ESTAVA COM O SEU VIOLÃO PARA SER AUTOGRAFADO PELA DUPLA RICK E RENNE PARA DOAR AO HOSPITAL DE AMOR QUE ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO EM TOCANTINS, ONDE TERÁ UM LEILÃO COMO COSTA O CONVITE NA GALERIA DE FOTOS.
E PARA NOSSA GRANDE SURPRESA, COMO O SHOW JÁ HAVIA TERMINADO, ESSE SENHOR FOI ENCAMINHADO AO HOTEL ONDE ESTAVAM HOSPEDADOS E FINALMENTE POR CONTA DA GRANDE HUMILDADE E COMPAIXÃO PELO PRÓXIMO A DUPLA RICK E RENNE AUTOGRAFOU O VIOLÃO QUE SERÁ LEILOADO EM TOCANTINS. QUE DEUS OS ABENÇOE SEMPRE. SENDO ASSIM MARCADO UM GRANDE ATO DE AMOR NO SHOW EM COROADOS NO DIA 30|ABRIL|2019.
NO DIA 20/04/2019, DAS 13H ÀS 17H, FOI REALIZADO NA CASA DA CULTURA JOÃO E CRISTINA VIEIRA DE SOUZA UMA OFICINA DE ENQUADRAMENTO E COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA PARA O PÚBLICO DE COROADOS, COM A PROFISSIONAL MELISSA SZYMANSKI, UMA PARCERIA COM O PONTO MIS - MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE SÃO PAULO.
MELISSA SZYMANSK
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM E PONTOS MIS APRESENTAM
OFICINA DE FILME PINTADO: É uma Oficina, onde os participantes tem contato com uma película de filme de 8mm e apagarão esta película com um processo químico (não tóxico). Nesta película apagada, farão intervenções plásticas. Podem pintar, furar, desenhar, e ao final, estas películas serão todas unidas e projetadas. O resultado é um filme abstrato, produzido completamente sem câmera!
A Oficina de Filme Pintado estimula o contato com a materialidade da película (filme super8mm) com a cor e principalmente, com a criação comum.
A proposta é uma aventura para realização de imagens de um filme que surja do tato, dos gestos e da nossa intuição.
Oficineiro: Carlos Frederico B. Pinheiro (Kaká). - Pontos MIS.
COROADOS-SP
HISTÓRICO - Quando floresciam algumas das atuais cidades da Noroeste, as terras que compõem hoje o Município de Coroados eram cobertas por majestosas matas virgens, que a civilização, num assalto irresistível atravessou, implantando povoações, desbravando matas e encontrando por parte de seu habitantes, os selvagens, uma resistência pertinaz e heroica. Habitadas pelos ferozes caigangues ou coroados.
Como reflexo da estrada de ferro Noroeste do Brasil (N.O.B), iniciada em 1905, onde empreiteiros como Machado de Mello e Cristiano Olsen, estiveram à frente da Abertura das Matas para instalação dos trilhos, o interesse nas terras da Região baratas e propícias para a produção da cafeicultura cresceu rapidamente, atraindo companhias imobiliárias. Porém a Estação Ferroviária iniciou suas atividades em 01 de Junho de 1921.
Primeiros Habitantes de Coroados em 1915 foram: ANTÔNIO SANCHES MARTINS; MANOEL HERRERA, IZIDORO PASCOAL E ANTÔNIO SANCHES HARO, (Assista o vídeo do senhor Ivan Antônio Prado Sanchez (In Memoriam), narrando sobre os primeiros habitantes e os Índios).
DOVINO JOSÉ – Construiu a 1ª Casa Residencial em 1921.
Foram Desmembrados do Município de Coroados: Lauro Penteado foi extinto em 1944; Clementina foi Desmembrada em Dezembro de 1953 e Brejo Alegre Desmembra do Município de Coroados em 30 de Dezembro de 1993.
As localidades com as quais o comércio local mantinham transações naquela época eram as seguintes: Birigui, Araçatuba, Penápolis, Promissão e Lins, sobressaindo-se Birigui, que está localizado próximo a Coroados, e onde era feito quase todo o movimento bancário, devido a inexistência de Banco no município. Na mesma época, Coroados importava de outros municípios, notadamente de Araçatuba e Promissão os seguintes produtos: açúcar, farinha de trigo, sal e querosene; e outros produtos industrializados.
Logo a Caixa Econômica Estadual, instalou-se no Município de Coroados, possuindo uma agência com 450 cadernetas em circulação, até 31-XII-1955.
Na sede Municipal "Coroados", haviam 11 estabelecimentos de gêneros alimentícios, 3 de fazendas e armarinhos e 11 bares.
ASPECTOS URBANOS: Os melhoramentos públicos existentes eram os seguintes:
ASSISTÊNCIA MÉDICO SANITÁRIA: Havia um Posto de Assistência Médico-Sanitária Estadual, 01 Farmácia, 01 Médico, 03 Dentistas e 01 Farmacêutico.
ALFABETIZAÇÃO: De acordo com o Censo de 1950, 42,31% das pessoas, maiores de 5 anos, eram alfabetizadas. Não estão incluidos os dados do Município de Clementina, que foi desmembrado em 1953.
ENSINO: Há 10 unidades de ensino primário fundamental comum.
EFEMÉRIDES E FESTEJOS: São comemoradas as festividades religiosas, entre as quais, a de Santo Antônio de Pádua, padroeiro do Município, no mês de Junho; e as datas magnas da nossa história.
OUTROS ASPECTOS DO MUNICÍPIO: A denominação local dos habitantes é "coroadense".
Estão em exercício 11 vereadores e o número de eleitores inscritos (até 3-X-55) era de 1731.
O Prefeito é o Senhor José de Mello (1956/1959).
(Autoria do histórico - Antônio Guerra e Antônio Pinheiro; Redação final - Ronoel Samartini;
Fonte dos dados - A.M.E. - Antônio Pinheiro.)
Acervo da Biblioteca Municipal de Coroados:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros - Volume XXVIII - São Paulo A-I; páginas 258 à 261.
IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA.
BIBLIOTECA MUNICIPAL
A Criação da Biblioteca Municipal foi em 1969, situada hoje na Casa da Cultura João e Cristina Vieira de Souza, que foi inaugurada em 2002, (Assista o vídeo do senhor Arso João Varoni, narrando a respeito da Doação da Casa da Cultura).
A Biblioteca conta hoje com um acervo de 13.800 Livros e Enciclopédias variadas. Dentre este acervo excelente que possuímos, encontram-se dois Livros de Poesias escrito por um morador de Coroados:
Senhor LUIZ BELTRAME DE CASTRO (In Memoriam), mais conhecido como “LUIZ POETA”, que viveu até os 107 anos de idade com muita saúde e sabedoria. Ele nasceu em 1908 e faleceu em 2016, teve 8 filhos, 47 netos, 75 bisnetos e 20 tataranetos. UM HOMEM HONESTO E TRABALHADOR QUE NOS ORGULHA MUITO NESTA CIDADE, AQUI VAI UMA DE MUITAS DE SUAS POESIAS:
SEMPRE ANDANDO DIREITO, RESPEITANDO A AUTORIDADE.
SEMPRE FUI MUITO FELIZ AQUI DENTRO DO MEU PAÍS
COM MUITO AMOR E AMIZADE”
LUIZ POETA
Acervo da Biblioteca Municipal de Coroados.
FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
O Fundo Social de Solidariedade de Coroados foi fundado há 35 anos, criado pela Lei Municipal nº 728 em 28 Junho de 1983, na ocasião, a Primeira Dama e Primeira Presidente do Fundo Social de Solidariedade, a Sra. Terezinha Aparecida Castilho Varoni, hoje, atual Prefeita Municipal.
Há 35 anos, a então 1ª Dama, TEREZINHA APARECIDA CASTILHO VARONI ciente das dificuldades que as famílias enfrentavam tendo que trabalhar e sem um local adequado para confiar seus filhos, reuniu um grupo de munícipes e fundaram a ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE COROADOS E A CRECHE SANTA TEREZINHA que vem acolhendo várias gerações que passaram e ainda passam por nossa Entidade desde então..
Ainda tendo a preocupação em manter a Creche, fundaram a Padaria Tentação, que não só serve para sustentar a Creche Santa Terezinha, mas também atende a população em geral.
"COROADOS, PARAÍSO DOS POETAS, RECANTO DOS NAMORADOS"
(Frei Fernando Maria).
A COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS ACONTECEU NO DIA 11 DE OUTUBRO/2018, A PARTIR DAS 18H30MIN, NA PRAÇA CENTRAL, COM DIREITO A BRINQUEDOS INFLÁVEIS, CACHORRO-QUENTE, GUARANÁ E BOLO, QUE FORAM SERVIDOS À TODOS OS PRESENTES, CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS, POIS CADA UM AINDA GUARDA SUA CRIANÇA DENTRO DE SI.
FOI UMA FESTA LINDA!
A ADMINISTRAÇÃO 2017/2020 AGRADECE A PRESENÇA DE TODOS!
Em comemoração ao dia das Crianças a Prefeitura Municipal de Coroados, através das Políticas Públicas Municipais de Assistência Social, Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Saúde e com apoio do Fundo Social de Solidariedade, traz a proposta de integração das crianças e adolescentes das diversas faixas etárias, em um evento, no período noturno, integrando todas as políticas públicas, entidades e toda a comunidade, envolvendo ainda, os familiares das crianças e adolescentes, na Praça Central de Coroados. Os objetivos centrais são: o incentivo a participação coletiva, a convivência comunitária, o estreitamento de laços familiares e coletivos, respeitando as diversidades e promovendo o direito e acesso a cultura e o lazer.
O evento acontecerá no dia 11 de outubro de 2018 a partir das 18:30h na Praça Central de Coroados, será divulgado no site da prefeitura www.coroados.sp.gov.br, nas redes sociais e por meio de som volante.
Porém, as Creches, Escolas e Projetos já estão com programação diferenciada durante a Semana.
Confira a galeria de fotos e vídeos.
Uma programação diferenciada foi elaborada pela Secretaria Municipal de Assistência Social com o apoio e parceria das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Esporte, Cultura e Lazer, em comemoração ao Dia do Idoso, 1º de outubro.
NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 27/SETEMBRO/2018, NA CASA DA CULTURA "JOÃO E CRISTINA VIEIRA DE SOUZA", DAS 8H ÀS 12H, RECEBEMOS O PROFISSIONAL BETO SALGADO PARA UMA OFICINA DE FOTOGRAFIAS, REALIZADA PELO PONTOS MIS - MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE SÃO PAULO.
OBRIGADA AOS PARTICIPANTES!
RECEBEMOS DO SESC BIRIGUI DOIS TEATROS NO DIA 24 DE AGOSTO, ÀS 19:30, NA CASA DA CULTURA JOÃO E CRISTINA VIEIRA DE SOUZA. APOIO PREFEITURA MUNICIPAL DE COROADOS.
Comemoração do Aniversário de 89 anos de Coroados, realizada do Dia 10/06/2018 à 17/06/2018, sendo:
Recebemos um público estimado de 3.000 pessoas de toda a região.
A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE COROADOS, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA E LAZER AGRADECE E PARABENIZA A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO E ATLETAS NO DIA DO TRABALHADOR
INAUGURAÇÃO DA PRAÇA ILUMINADA PARA O NATAL 2017
DIA 15 DE DEZEMBRO DE 2017, ÀS 19H30MIN
ABERTURA PELA SENHORA PREFEITA TEREZINHA
APRESENTAÇÃO DO CORAL DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO SCFV
APRESENTAÇÃO DA CRECHE ABC
APRESENTAÇÃO DA EM FREI FERNANDO MARIA
APRESENTAÇÃO DA ESCOLA DE MODA
APRESENTAÇÃO DA ESCOLA DO PESPONTO
PROGRAMA DE AÇÃO COMUNITÁRIA REALIZADA PELO SESC BIRIGUI, QUE ATENDE CIDADES DA REGIÃO COM ATIVIDADES RECREATIVAS, ESPORTIVAS E ARTÍSTICAS, VOLTADA PARA TODA A FAMÍLIA.
PROGRAMAÇÃO:
COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE COROADOS, COM 88 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA OCORREU DO DIA 09/06/2017 AO DIA 13/06/2017.