Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura  de Coroados - SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Youtube
Secretarias - Esporte, Cultura e Lazer
  CASA DA CULTURA JOÃO E CRISTINA VIEIRA DE SOUZA

A Casa da Cultura João e Cristina Vieira de Souza de Coroados foi Inaugurada em 13 de Junho de 2002. No mesmo dia era Comemorado o Aniversário de 73 anos da Cidade. Uma semana depois, a casa abriu as portas para a população.

O terreno onde foi construida a Casa da Cultura João e Cristina Vieira de Souza, foi uma Doação do Desembargador Agripino Vieira de Souza e sua Família no final do ano de 1992, quando a Senhora Terezinha Aparecida Castilho Varoni iria assumir a Prefeitura em seu primeiro mandato como Prefeita de Coroados. 

Esta doação foi realizada com Propostas e Finalidades a serem cumpridas pela entidade como, ATIVIDADES CULTURAIS EM QUALQUER CAMPO, MODALIDADE, NÍVEL, DESTINAÇÃO OU FORMA DE EXPRESSÃO, EM PERFEITA CORRESPONDÊNCIA E ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES E INTERESSES DA COMUNIDADE. EXEMPLIFICATIVAMENTE:

  • Abrigar a Biblioteca Municipal, com seção infantil;
  • Promover o ensino de Atividades Artesanais, profissionais ou artísticas;
  • Realizar Cursos, Palestras, encontros e exposições de cunho informativo, didático, literário, científico ou artístico;
  • Organizar Espetáculos de Teatro, Música, Cinema, Dança e outros;
  • Sediar Reuniões e movimentos tendentes ao Progresso do Município ou benefício de sua população;

RESTRIÇÃO:  TERMINANTEMENTE VEDADO O USO DAS INSTALAÇÕES E ESPAÇOS - MESMO A OUTRO TÍTULO OU INSERIDO EM ATO DIVERSO - PARA FINS DE DOUTRINAÇÃO RELIGIOSA OU POLÍTICO-PARTIDÁRIO E PROPAGANDA COMERCIAL.

EXCEPCIONALIDADE: Por exceção poderão ser usados espaços e intalações da entidade para atividade assistêncial de emergência a que se esteja obrigada a Municipalidade, em caso de desastre ou calamidade pública, apenas durante o período da necessidade.

Instalações mínimas admitidas:

  • Salão para Biblioteca e Leitura;
  • Salão para Oficinas;
  • Sala de Aula;
  • Auditório com Palco e Camarim, permitindo projeções de Cinema, Vídeo ou similar;
  • Áreas para Exposições de Convivência.

Hoje, a Casa da Cultura João e Cristina Vieira de Souza, proporciona para a População Coroadense:

  • Biblioteca Municipal, com um Acervo de 13.800 Livros e Enciclopédias variadas. Recebemos a cada semestre mais livros da Siseb/SP
  • AcessaSP, computadores com internete gratuíta a população;
  • Exibição de Filmes toda Terça-Feira, às 19h30min, sendo uma Parceria com o Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo - Pontos MIS;
  • Oficina realizada uma vez por mês do Museu da Imagem e do Som - Pontos Mis;
  • Aula de Canto e Coral - SCFV
  • Teatro, realizado pelo SESC-Birigui;
  • Palestras sobre Saúde e outras;
  • Capacitações de Profissionais;
  • Reuniões de interesse da População.

Estamos trabalhando cada vez mais para adiquirir  acesso Cultural para nossos munícipes.

 

 
Galeria de Fotos:  Ver mais
Publicado: 27 de AGOSTO de 2017
5° Marcha para Jesus, com a participação da ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, Juntamente com o COPEC.

Publicado: 13 de JUNHO de 2018
ANIVERSÁRIO DE COROADOS

Publicado: 13 de JUNHO de 2017
Aniversário de Coroados

COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE COROADOS, COM 88 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA OCORREU DO DIA 09/06/2017 AO DIA 13/06/2017.

  • DIA 09/JUNHO - TRADICIONAL QUERMESSE EM LOUVOR AO PADROEIRO DO MUNICÍPIO SANTO ANTÔNIO, APÓS SHOW COM A DUPLA FERNANDO & RENAN (AAPAA-SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO). APÓS SHOW COM EVERTON POLIZEL;
  • DIA 10/JUNHO - TRADICIONAL QUERMESSE DE SANTO ANTONIO, APÓS SHOW COM KLEBER & GUTO E BANDA EXEMPLAR.
  • DIA 11/JUNHO - 3º ENCONTRO DE VEÍCULOS ANTIGOS;
  • DIA 13/JUNHO - PROCISSÃO DE SANTO ANTÔNIO, QUEIMA DE FOGOS E TRADICIONAL QUERMESSE DE SANTO ANTÔNIO.

 

Publicado: 15 de JUNHO de 2018
COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE COROADOS

 Comemoração do Aniversário de 89 anos de Coroados, realizada do Dia 10/06/2018 à 17/06/2018, sendo:

  • Dia 10/06 - 4º Encontro de Veículos Antigos;
  • Dia 13/06 - Dia do Aniversário de Coroados, foram realizadas atividades esportivas e recreativas, na Esplanada o dia todo, e a noite a Tradicional Quermesse de Santo Antônio;
  • Dia 15/06 a 17/06 - Tradicional Quermesse de Santo Antônio, após Show com Bandas Musicais:
  • Dia 15/06 - Show da Dupla Sertanejo Universitário Kleber & Guto;
  • Dia 16/06 - Show com Adriano Jr. e Banda.

Recebemos um público estimado de 3.000 pessoas de toda a região. 

Publicado: 11 de OUTUBRO de 2017
Comemoração do Dia da Criança

Publicado: 12 de OUTUBRO de 2018
COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS

A COMEMORAÇÃO DO DIA DAS CRIANÇAS ACONTECEU NO DIA 11 DE OUTUBRO/2018, A PARTIR DAS 18H30MIN, NA PRAÇA CENTRAL, COM DIREITO A BRINQUEDOS INFLÁVEIS, CACHORRO-QUENTE, GUARANÁ E BOLO, QUE FORAM SERVIDOS À TODOS OS PRESENTES, CRIANÇAS, JOVENS, ADULTOS E IDOSOS, POIS CADA UM AINDA GUARDA SUA CRIANÇA DENTRO DE SI.

FOI UMA FESTA LINDA!

A ADMINISTRAÇÃO 2017/2020 AGRADECE A PRESENÇA DE TODOS!

Publicado: 01 de MAIO de 2017
COMEMORAÇÃO DO DIA DO TRABALHO 2017

REALIZADO ATIVIDADES ESPORTIVAS E RECREATIVAS NA ESPLANADA O DIA TODO, COM O APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL.

  • FUTEBOL MINICAMPO MASCULINO E FEMININO;
  • VÔLEI DE AREIA;
  • JOGO DE MALHA,
  • JOGO DE TRUCO.
Publicado: 11 de DEZEMBRO de 2017
Comemoração Final de Ano 2017

Publicado: 07 de SETEMBRO de 2017
Desfile 7 de setembro

Comemoração Cívica com a participação da sociedade Coroadense.

Publicado: 11 de OUTUBRO de 2018
Dia das Crianças 2018

Em comemoração ao dia das Crianças a Prefeitura Municipal de Coroados, através das Políticas Públicas Municipais de Assistência Social, Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Saúde e com apoio do Fundo Social de Solidariedade, traz a proposta de integração das crianças e adolescentes das diversas faixas etárias, em um evento, no período noturno, integrando todas as políticas públicas, entidades e toda a comunidade, envolvendo ainda, os familiares das crianças e adolescentes, na Praça Central de Coroados. Os objetivos centrais são: o incentivo a participação coletiva, a convivência comunitária, o estreitamento de laços familiares e coletivos, respeitando as diversidades e promovendo o direito e acesso a cultura e o lazer.

O evento acontecerá no dia 11 de outubro de 2018 a partir das 18:30h na Praça Central de Coroados, será divulgado no site da prefeitura www.coroados.sp.gov.br, nas redes sociais e por meio de som volante.

Porém, as Creches, Escolas e Projetos já estão com programação diferenciada durante a Semana.

Confira a galeria de fotos e vídeos.

Publicado: 01 de MAIO de 2018
Dia do Trabalho

A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE COROADOS, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ESPORTE, CULTURA E LAZER AGRADECE  E PARABENIZA A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO  E ATLETAS NO DIA DO TRABALHADOR

Publicado: 24 de AGOSTO de 2018
ESPETÁCULOS: SINFONIA DO ADEUS E INTERIOR-SESC/BIRIGUI

RECEBEMOS DO SESC BIRIGUI DOIS TEATROS NO DIA 24 DE AGOSTO, ÀS 19:30, NA CASA DA CULTURA JOÃO E CRISTINA VIEIRA DE SOUZA. APOIO PREFEITURA MUNICIPAL DE COROADOS.

Publicado: 12 de OUTUBRO de 2018
HISTÓRIA DE COROADOS

        COROADOS-SP

HISTÓRICO - Quando floresciam algumas das atuais cidades da Noroeste, as terras que compõem hoje o Município de Coroados eram cobertas por majestosas matas virgens, que a civilização, num assalto irresistível atravessou, implantando povoações, desbravando matas e encontrando por parte de seu habitantes, os selvagens, uma resistência pertinaz e heroica. Habitadas pelos ferozes caigangues ou coroados. 

Como reflexo da estrada de ferro Noroeste do Brasil (N.O.B), iniciada em 1905, onde empreiteiros como Machado de Mello e Cristiano Olsen, estiveram à frente da Abertura das Matas para instalação dos trilhos, o interesse nas terras da Região baratas e propícias para a produção da cafeicultura cresceu rapidamente, atraindo companhias imobiliárias. Porém a Estação Ferroviária iniciou suas atividades em 01 de Junho de 1921.

Primeiros Habitantes de Coroados em 1915 foram: ANTÔNIO SANCHES MARTINS; MANOEL HERRERA, IZIDORO PASCOAL E ANTÔNIO SANCHES HARO, (Assista o vídeo do senhor Ivan Antônio Prado Sanchez (In Memoriam), narrando sobre os primeiros habitantes e os Índios).

DOVINO JOSÉ – Construiu a 1ª Casa Residencial em 1921.

O Primeiro Diretor  da Companhia de terras, madeiras e colonização foi ROBERTO CLARK, que em 1921, fundou o "Povoado de Coroados".

O povoamento foi feito, em sua maioria, por colonos vindo de outras regiões do Estado, notadamente da fazenda chamada Zona Velha, onde conseguiram fazer algumas economias. Aqui se instalaram em terrenos próprios, dedicando-se com ardor aos serviços  da Agricultura, e, em pequena escala aos da Pecuária. Com a queda do preço do Café, em 1930, que era em maior volume e sustentava as Famílias, seus habitantes começaram a transformar suas grandes áreas cultivadas em Pastagens. e assim a pecuária assumiu o posto de maior importância de economia local. (Assista o vídeo do Senhor João Varoni (In Memoriam), narrando a respeito desta época, de 1929/1930). A maioria da população coroadense é de origem Européia, Italianos, Portugueses, Espanhóis e miscigenação  entre Índios.

Em 1925, COROADOS foi elevado a Distrito de Paz no Município de Birigui e sua Emancipação aconteceu em 28 de Dezembro de 1928.

Foram incorporados ao Município de Coroados: Lauro Penteado em 1937, e Brejo Alegre e Clementina em 1944.

Foram Desmembrados do Município de Coroados: Lauro Penteado foi extinto em 1944; Clementina foi Desmembrada em Dezembro de 1953 e Brejo Alegre Desmembra do Município de Coroados em 30 de Dezembro de 1993.

Em 1929, tivemos JOSÉ MARIA DOS REIS como o 1º (Primeiro) PREFEITO DE COROADOS (Assista o vídeo do senhor Claudino Lorenzetti (In Memoriam), narrando a respeito do Primeiro Prefeito de Coroados).

Segue os próximos Prefeitos que atuaram no Município e as datas da atuação, conforme Galeria de Prefeitos na Casa da Cultura João e Cristina Vieira de Souza:

  • ​2º Prefeito: Cherobino Lorenzetti - em 1930;
  • 3º Prefeito: Joaquim de Souza Nobre - em 1931/1934;
  • 4º Prefeito: Nilvenius (Bruno) Paoli - em 1935/1936;
  • 5º Prefeito: João Gualberto Junqueira - em 1937/1938;
  • 6º Prefeito: João Lorenzetti - em 1939/1944;
  • 7º Prefeito: Vitor Bernardes da Silva - em 1945/1950;
  • 8º Prefeito: Mário Masson - Interino em 1951;
  • 9º Prefeito: José Gibran - em 1952/1955;
  • 10º Prefeito: José de Mello - em 1956/1959;
  • 11º Prefeito: José Fakih - em 1960/1963;
  • 12º Prefeito: Alcides Berto - em 1964/1968;
  • 13º Prefeito: Adelmo Martins Silva - em 1969/1971;
  • 14º Prefeito: Claudino Lorenzetti - em 1971/1973;
  • 15º Prefeito: Arso João Varoni - em 1973/1978;
  • 16º Prefeito: Claudino Lorenzetti - 2º Mandato em 1979/1982;
  • 17º Prefeito: Arso João Varoni - 2º Mandato em 1983/1988;
  • 18º Prefeito: Nelson Gonzales Caetano - em 1989/1992;
  • 19º Prefeito: Devair Rodrigues da Silva - Interino em 1990/1991;
  • 20º Prefeito: Terezinha Aparecida Castilho Varoni - em 1993/1996;
  • 21º Prefeito: José Paulo Beltran - em 1997/2000;
  • 22º Prefeito: José Paulo Beltran - Reeleito em 2001/2004;
  • 23º Prefeito: Arso João Varoni - 3º Mandato em 2005/2007;
  • 24º Prefeito: Elias Ferreira - em 2007/2008;
  • 25º Prefeito: Nelson Gonzales Caetano - 2º Mandato em 2008;
  • 26º Prefeito: Nelson Gonzales Caetano - 3º Mandato em 2009/2012;
  • 27º Prefeito: Hélcio Carrilho Slavez - em 2013/2016.
  • 28ª Prefeita Atual: Terezinha Aparecida Castilho Varoni - em 2017/2020

 

COMÉRCIO E BANCOS - 1955

As localidades com as quais o comércio local mantinham transações naquela época eram as seguintes: Birigui, Araçatuba, Penápolis, Promissão e Lins, sobressaindo-se Birigui, que está localizado próximo a Coroados, e onde era feito quase todo o movimento bancário, devido a inexistência de Banco no município. Na mesma época, Coroados importava de outros municípios, notadamente de Araçatuba e Promissão os seguintes produtos: açúcar, farinha de trigo, sal e querosene; e outros produtos industrializados.

Logo a Caixa Econômica Estadual, instalou-se no Município de Coroados, possuindo uma agência com 450 cadernetas em circulação, até 31-XII-1955. 

Na sede Municipal "Coroados", haviam 11 estabelecimentos de gêneros alimentícios, 3 de fazendas e armarinhos e 11 bares. 

 

ASPECTOS URBANOS: Os melhoramentos públicos  existentes eram os seguintes:

  • Iluminação: 25 logradouros servidos e 170 domicílios ligados (Cia Paulista de Luz e Força).
  • Telefone: 02 aparelhos instalados;
  • Telégrafo: servido pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil;
  • Hospedagem: 01 pensão.

 

ASSISTÊNCIA MÉDICO SANITÁRIA: Havia um Posto de Assistência Médico-Sanitária Estadual, 01 Farmácia, 01 Médico, 03 Dentistas e 01 Farmacêutico.

 

ALFABETIZAÇÃO: De acordo com o Censo de 1950, 42,31% das pessoas, maiores de 5 anos, eram alfabetizadas. Não estão incluidos os dados do Município de Clementina, que foi desmembrado em 1953.

 

ENSINO: Há 10 unidades de ensino primário fundamental comum.

 

EFEMÉRIDES E FESTEJOS: São comemoradas as festividades religiosas, entre as quais, a de Santo Antônio de Pádua, padroeiro do Município, no mês de Junho; e as datas magnas da nossa história.

 

OUTROS ASPECTOS DO MUNICÍPIO: A denominação local dos habitantes é "coroadense".

Estão em exercício 11 vereadores e o número de eleitores inscritos (até 3-X-55) era de 1731.

O Prefeito é o Senhor José de Mello (1956/1959).

(Autoria do histórico - Antônio Guerra e Antônio Pinheiro; Redação final - Ronoel Samartini;

Fonte dos dados - A.M.E. - Antônio Pinheiro.)

Acervo da Biblioteca Municipal de Coroados:

Enciclopédia dos Municípios Brasileiros - Volume XXVIII - São Paulo  A-I; páginas 258 à 261.

 

IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA.

Tal  Edificação foi construída pelo morador Antônio Paoli, sendo um dos símbolos da Cidade, pois as Obras de Arte nela existente até os dias atuais, mostram a competência e habilidades de seus autores, destacando-se a imagem do padroeiro da cidade  Santo Antônio e o famoso Sino que chamavam os fiéis para a Missa. Desde então, aos dias atuais, todo mês de Junho existe no município os Festejos em Comemoração ao Padroeiro de Coroados.

 

BIBLIOTECA MUNICIPAL

A Criação da Biblioteca Municipal foi em 1969, situada hoje na Casa da Cultura João e Cristina Vieira de Souza, que foi inaugurada em 2002, (Assista o vídeo do senhor Arso João Varoni, narrando a respeito da Doação da Casa da Cultura).

A Biblioteca conta hoje com um acervo de 13.800 Livros e Enciclopédias variadas. Dentre este acervo excelente que possuímos, encontram-se dois Livros de Poesias escrito por um morador de Coroados:

Senhor LUIZ BELTRAME DE CASTRO (In Memoriam), mais conhecido como “LUIZ POETA”, que viveu até os 107 anos de idade com muita saúde e sabedoria. Ele nasceu em 1908 e faleceu em 2016, teve 8 filhos, 47 netos, 75 bisnetos e 20 tataranetos. UM HOMEM HONESTO E TRABALHADOR QUE NOS ORGULHA MUITO NESTA CIDADE, AQUI VAI UMA DE MUITAS DE SUAS POESIAS:

                  “AGORA CHEGOU O TEMPO DE EU CONTAR A REALIDADE DE TUDO QUE EU JÁ FIZ

SEMPRE ANDANDO DIREITO, RESPEITANDO A AUTORIDADE.

SEMPRE FUI MUITO FELIZ AQUI DENTRO DO MEU PAÍS

COM MUITO AMOR E AMIZADE”

LUIZ POETA

Acervo da Biblioteca Municipal de Coroados.

 

FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE

O Fundo Social de Solidariedade de Coroados foi fundado há 35 anos, criado pela Lei Municipal nº 728 em 28 Junho de 1983, na ocasião, a Primeira Dama e Primeira Presidente do Fundo Social de Solidariedade, a Sra. Terezinha Aparecida Castilho Varoni, hoje, atual Prefeita Municipal. 

 

HISTORIA DA ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE COROADOS

Há 35 anos, a então 1ª Dama, TEREZINHA APARECIDA CASTILHO VARONI ciente das dificuldades que as famílias enfrentavam tendo que trabalhar e sem um local adequado para confiar seus filhos, reuniu um grupo de munícipes e fundaram a ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE COROADOS E A CRECHE SANTA TEREZINHA que vem acolhendo várias gerações que passaram e ainda passam por nossa Entidade desde então..

Ainda tendo a preocupação em manter a Creche, fundaram a Padaria Tentação, que não só serve para sustentar a Creche Santa Terezinha, mas também  atende a população em geral.

"COROADOS, PARAÍSO DOS POETAS, RECANTO DOS NAMORADOS"

(Frei Fernando Maria).

Publicado: 05 de AGOSTO de 2017
INCURSÃO CULTURAL - SESC BIRIGUI

PROGRAMA DE AÇÃO COMUNITÁRIA REALIZADA PELO SESC BIRIGUI, QUE ATENDE CIDADES DA REGIÃO COM ATIVIDADES RECREATIVAS, ESPORTIVAS E ARTÍSTICAS, VOLTADA PARA TODA A FAMÍLIA.

PROGRAMAÇÃO:

  • ATIVIDADES RECREATIVAS: XADREZ, DAMAS, XADREZ GIGANTE, MINI-ESPORTES (MINI QUADRAS DE PETECAS E TÊNIS);
  • VIVÊNCIAS ESPORTIVAS: TIRO COM ARCO (ARCO E FLECHA); IOIÔ;
  • OFICINA: CONFECÇÃO DE BONECA ABAYOMI;
  • LITERATURA: SER CRIANÇA É ASSIM;
  • CIRCO: PERIPÉCIAS.
Publicado: 16 de OUTUBRO de 2018
OFICINA DE FILME PINTADO

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM E PONTOS MIS APRESENTAM

OFICINA DE FILME PINTADO: É uma Oficina, onde os participantes tem contato com uma película de filme de 8mm e apagarão esta película com um processo químico (não tóxico). Nesta película apagada, farão intervenções plásticas. Podem pintar, furar, desenhar, e ao final, estas películas serão todas unidas e projetadas. O resultado é um filme abstrato, produzido completamente sem câmera!

A Oficina de Filme Pintado estimula o contato com a materialidade da película (filme super8mm) com a cor e principalmente, com a criação comum. 

A proposta é uma aventura para realização de imagens de um filme que surja do tato, dos gestos e da nossa intuição.

Oficineiro: Carlos Frederico B. Pinheiro (Kaká). - Pontos MIS.

Publicado: 28 de SETEMBRO de 2018
OFICINA DE FOTOGRAFIAS

NESTA QUINTA-FEIRA, DIA 27/SETEMBRO/2018, NA CASA DA CULTURA "JOÃO E CRISTINA VIEIRA DE SOUZA", DAS 8H ÀS 12H, RECEBEMOS O PROFISSIONAL BETO SALGADO PARA UMA OFICINA DE FOTOGRAFIAS, REALIZADA PELO PONTOS MIS - MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE SÃO PAULO.

OBRIGADA AOS PARTICIPANTES!

Vídeos Vinculados
Desfile 2017
ASSISTINDO
07/09/2017
Desfile 2017
Desfile 2018
ASSISTINDO
07/09/2018
Desfile 2018
HISTÓRIA DE COROADOS-ARSO JOÃO VARONI
ASSISTINDO
04/10/2018
HISTÓRIA DE COROADOS-ARSO JOÃO VARONI
HISTÓRIA DE COROADOS-CLAUDINO LORENZETTI
ASSISTINDO
04/10/2018
HISTÓRIA DE COROADOS-CLAUDINO LORENZETTI
HISTÓRIA DE COROADOS-IVAN ANTÔNIO PRADO SANCHEZ
ASSISTINDO
04/10/2018
HISTÓRIA DE COROADOS-IVAN ANTÔNIO PRADO SANCHEZ
HISTÓRIA DE COROADOS-JOÃO VARONI
ASSISTINDO
04/10/2018
HISTÓRIA DE COROADOS-JOÃO VARONI
LUIZ POETA - POESIA DE COROADOS
ASSISTINDO
04/10/2018
LUIZ POETA - POESIA DE COROADOS

 

Endereço
Rua Prudente de Moraes, Nº 64 - Centro - 16260-000
Telefone
(18) 3645-9124
(18) 3645-1415
Atendimento
De segunda a sexta das 8h as 11h e das 13h as 17h
Newsletter
Inscreva-se e receba
informativos da Prefeitura
Acompanhe-nos
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia