15 AGO 2022
Defesa Civil e Meio Ambiente de Coroados realizam palestra sobre a Operação Corta Fogo
De uns tempos para cá o período do inverno tem se tornado cada vez mais quente e seco, com escassez de chuvas e muitos focos acidentais de incêndio ao lado de rodovias, além de focos intencionais em terrenos.
A fase mais crítica está entre os meses de junho e outubro, período onde qualquer pequena chama pode levar a terríveis incêndios em questão de minutos. Esta é a Fase Vermelha, onde se intensifica as ações junto à população, com informações e orientações para prevenção de incêndios.
A Defesa Civil e Meio Ambiente do município de Coroados, vem realizando em todas as salas de aula da Escola Municipal Frei Fernando Maria, palestras sobre meio ambiente e a Operação Corta-Fogo, que tem como principal objetivo informar, orientar e prevenir incêndios.
O incêndio florestal ocorre quando não se controla o fogo em floresta ou qualquer forma de vegetação, em áreas naturais ou rurais. Estes eventos prejudicam a vegetação, causam a morte de animais silvestres, aumentam a poluição do ar, diminuem a fertilidade do solo, além de oferecerem risco de queimaduras, acidentes com vítimas e causarem problemas de saúde na população.
 As dicas da Defesa Civil para evitar estes inconvenientes são:
- Não solte balões, além de ser proibido, os balões podem causar incêndios em matas fechadas, onde os bombeiros não conseguem chegar, levando à morte de vários animais e da biodiversidade.
- Não jogue cigarros, bitucas, charutos, cachimbos ou qualquer outro material inflamável. Sempre certifique-se de apagá-lo corretamente antes do descarte. Preferencialmente, deve-se molhá-lo para descartar.
- Não queime lixo, folhas ou qualquer tipo de material em aterros ou áreas de mata. Com o tempo seco, as chamas podem se alastrar com rapidez e tornarem-se incontroláveis, comprometendo, inclusive, tubulações e toda a estrutura de distribuição de água.
E para finalizar, é importante lembrar que neste período mais quente é necessário evitar o desperdício, economizando água.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê apoia esta iniciativa.

Confira algumas fotos abaixo!
Fonte: Núcleo de Planejamento e Comunicação do Baixo Tietê
Autor: Defesa Civil de Coroados/SP