29 MAR 2021
CARTEIRINHA DO IDOSO
Como mais uma medida de prevenção e redução do risco de transmissão de Covid-19, e para proteger a população idosa, foi prorrogado até julho de 2021 o prazo de validade das Carteiras do Idoso que expirariam no exercício de 2020.

"Essa medida, demonstra preocupação e respeito para com os idosos do Brasil em tempos de pandemia. A saúde desse grupo etário, que tem se mostrado o mais vulnerável à COVID 19.

A Carteira do Idoso funciona como um instrumento de comprovação de renda para pessoas com mais de 60 anos e que recebam até dois salários mínimos. Com o documento, a pessoa idosa tem acesso a passagens interestaduais gratuitas ou com desconto mínimo de 50%, de acordo com o Estatuto do Idoso.

Em condições usuais, as carteiras são emitidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios, onde os idosos são inscritos no Cadastro Único e recebem um Número de Identificação Social (NIS). Nesse instante de pandemia, contudo, e com a prorrogação do prazo de validade dos documentos, o Ministério da Cidadania reforça que não é necessário que os idosos se dirijam aos CRAS.

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social
Autor: Secretaria Municipal de Assistência Social