05 SET 2022
Defesa Civil SP realiza Câmara Temática em Araçatuba
Além de temas ligados às medidas preventivas aos desastres e Ação de Aparelhamento, também serão abordados assuntos sobre condições meteorológicas e nova ferramenta para o monitoramento de queimadas.
O Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira e diretores, estarão nesta segunda-feira (05), a partir das 14h em Araçatuba, juntamente com representantes dos municípios de Alto Alegre, Andradina, Araçatuba, Auriflama, Avanhandava, Barbosa, Bento de Abreu, Bilac, Birigui, Braúna, Brejo Alegre, Buritama, Castilho, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal, General Salgado, Glicério, Guaraçaí, Guararapes, Guzolândia, Ilha Solteira, Itapura, Lavínia, Lourdes, Luiziânia, Mirandópolis, Murutinga do Sul, Nova Castilho, Nova Independência, Nova Luzitânia, Penápolis, Pereira Barreto, Piacatu, Rubiácea, Santo Antônio do Aracanguá, Santópolis do Aguapeí, São João de Iracema, Sud Mennuci, Suzanópolis, Turiúba e Valparaíso, para realização da Câmara Temática com temas direcionados à prevenção e gestão de risco de desastres, aproximando a Defesa Civil Estadual às necessidades dos municípios da região com objetivo de estreitar os laços entre esses órgãos, buscando contato direto de seus representantes, ouvindo as demandas locais e promovendo medidas que previnam os desastres levando em conta a proteção da população.
Uma dessas medidas é a Ação de Aparelhamento onde os municípios receberam viaturas e equipamentos, procedimentos para a celebração de convênio de obras preventivas e recuperativas, como construção de pontes e muros de contenção, gestão de risco de desastres, além de ampliar a transparência das ações governamentais à população. “Ainda temos muito o que fazer, e para isso nada melhor do que estar próximo ao município, conhecer o prefeito, a equipe da Defesa Civil local e os homens que estão na linha de frente para facilitar essa interlocução. Defesa Civil na Área foi inspirada no programa Governo na Área, com o objetivo de intensificar as relações institucionais entre o Governo do Estado, Prefeituras e Câmaras Municipais, além de uma prestação de contas à comunidade”, destaca o Secretário-Chefe, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira.
Durante o evento também serão abordados temas relacionados diretamente com as condições meteorológicas e sobre a nova ferramenta de monitoramento via satélite, que vem sendo testada por profissionais da Defesa Civil, do Centro de Gerenciamento Emergencial, que é capaz de identificar, em tempo real, áreas de queimadas em todo o território do estado de São Paulo. A nova tecnologia também emite alertas com as áreas que possuam maior probabilidade às queimadas, classificando-as em alerta, alto ou baixo risco à queimada.
O sistema utiliza dados e imagens de quatro satélites diferentes, a inteligência artificial faz o cruzamento dos dados e exibe aos operadores do sistema os focos de incêndio captados pelos equipamentos. Os radares são capazes de identificar um foco de incêndio em uma área mínima de 60m². Já para mapear as áreas com maior risco a incêndios o sistema utiliza diversas variáveis, como por exemplo: umidade do solo e do ar, temperatura, acumulado de chuvas dos últimos dias, vento, radiação solar e previsão do tempo para os próximos dias. Com esse cálculo é possível estimar o risco dos próximos cinco dias, permitindo, assim, a adoção de medidas preventivas antecipadas para a prevenção às queimadas.
Na quarta-feira (06), no município de Coroados, os diretores acompanham a obra de implantação de travessia em aduelas municipal CDR-448, sobre o ribeirão Baixote, com total investido de R$ 350 mil.

INVESTIMENTOS NA REGIÃO DE ARAÇATUBA
Foram assinados 21 convênios de obras e serviços emergenciais nas cidades de Alto Algre (2), Araçatuba (2), Auriflama, Bilac (2), Braúna (3), Buritama, Clementina, Gastão Vidigal (2), Glicério, Murutinga do Sul, Nova Castilho (2), Piacatu, Rubiácea e Valparaíso. Um total de aproximadamente R$13 milhões. Os municípios de Andradina, Araçatuba, Auriflama, Avanhandava, Birigui, Buritama, Castilho, Guararapes, Ilha Solteira, Lavínia, Mirandópolis, Penápolis, Pereira Barreto e Valparaíso, somam cerca de R$ 3,5 milhões de investimentos na Ação de Aparelhamento.
Com iniciativa no ano de 2020, esta ação conta com o total apoio do Governo do Estado. Desde o início, com investimentos diretos do Governo e também por meio de emendas parlamentares, no valor aproximado de R$ 76 milhões, já foram beneficiados 412 municípios paulistas, que receberam 478 viaturas (4x4 ou 4x2) e aproximadamente 7 mil itens, entre equipamentos e materiais.
Os recursos são direcionados à Casa Militar (Defesa Civil do Estado), o que garante uniformidade nas compras e economia de escala; e os equipamentos, previamente escolhidos, são entregues aos municípios, mediante formalização de convênio.
Fonte: Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil
Autor: Defesa Civil de Coroados/SP